21 agosto 2008

Hoje não vai dar, vou beber até cair - Escravo

Escravo
Mula Manca & a Fabulosa Figura
Composição: Castor Luiz


Hoje não vai dar
Vou beber até cair
Até lamber seus pés
Preciso me humilhar
E ser só coração
Ou levá-lo numa bandeja
Pra ver se você se comove
E ele bate
Bate o seu nome
Implora sua boca
Canta sua canção
Feito cão
Longe do dono
Alheio ao pudor de ser teu escravo
Alheio ao pudor de ser teu escravo


Não sabia o que escrever e lembrei dessa música, que achei que ocuparia menos espaço, pois cantando ela é tão pequenininha, rs.

Bem, vamos ao assunto:

Eu não falarei aqui em poucas (pois não sei muito o que falar e não tenho muito tempo) palavras sobre a escravidão dos negros que me faz ter vergonha (não é só isso que me faz ter vergonha) de ser um ser humano. Falarei das pessoas que se tornam escravas de alguém ou alguma coisa, muitas vezes sem perceber.

A pessoa corta o cabelo, se veste de outra forma, age de maneira diferente, passa a deixar de lado as coisas que fazia, gostava (ou ainda gosta) para agradar o parceiro, o chefe, ou para ser mais bem visto em determinado grupo, ou para ser aceito em determinado grupo.

Há casos, pelo menos um (que é o que eu conheço), em que a pessoa tem uma condição financeira muito diferente do grupo em que esta saindo, e eles gastam muito mais do que essa pessoa poderia gastar de maneira responsável, porém, como ela não quer se sentir inferiorizada ela gasta mais do que poderia, e depois fica enrolada para pagar as despesas. E no entanto, pode ser que esse grupo não esteja nem ai por ela ter uma situação econômica diferente da deles, se precisar eles arcariam com as despesas dela sem problema, mas ai ela se sentiria inferiorizada e não aceitaria.

Bem, pra mim, isso pode ser considerado escravidão.

Muitas vezes as pessoas não percebem e vão se tornando escravas de diversas coisas ou até mesmo de pessoas e quando percebem (se é que percebem) não conseguem se libertar dos seus "senhores", não conseguem a sua carta de alforria, e as vezes serão escravos até sua morte.

2 argumentos:

Brisa disse...

É triste nos depararmos com a escravidão do nosso dia a dia. Ficamos inerte a qualquer felicidade.
A nossa liberdade consiste em ser feliz nao importa como!!!
Bjs

Fernando Gomes disse...

Muitas pessoas são completamente escravas e dependentes de outras, as vezes, sem saber. Fazem as coisas pelos outros e não por si mesmo.

PEssoas que só querem agradar os outros não aprenderam amar a si mesmo.